Freud explica

by

O cambuquirense sofre de melancolia. O diagnóstico é antigo e foi tema do trabalho “Representações Melancólicas – Cambuquira a Regina Coeli”, apresentado no 13° Encontro Nacional de Psicologia Social em 2005. Entrevistas realizadas com 30 moradores dos bairros Carioca, Regina Coeli e Centro levaram os pesquisadores à seguinte conclusão:

– Nos relatos da população, observaram-se uma passividade e uma estagnação típicas da melancolia, pois a maioria apenas aponta os problemas da cidade, mas não propõe nem busca aplicar atitudes que objetivem sua resolução. (…) representações melancólicas interferem nos posicionamentos da população de Cambuquira, minimizando sua atuação no que se refere à realização de mudanças (…)

“Segundo Freud, a melancolia se desencadeia pela perda de um objeto, ocorrendo uma identificação com este. Dentre seus traços mentais, estão uma falta de interesse pelo mundo e pelas pessoas, juntamente com uma baixa auto-estima, que resulta numa constante espera de punição”, ensina o autor do estudo, Lúcio Ferreira Penha.

Faz sentido. Será efeito da água?


%d blogueiros gostam disto: