Cambuquira: fontes contaminadas podem ser causa do surto de diarréia

by

Mais de 300 pessoas tiveram sintomas de vômito, enjôo, indisposição e diarréia em Cambuquira durante o feriadão de Finados

03/11/2009 – 20:53 / EPTV / G1 / O GLOBO

Técnicos da Gerência Regional de Saúde começaram a investigar ontem as causas de um surto de diarréia e vômito nos últimos dias em Cambuquira, MG.

Inicialmente, há suspeita de contaminação das fontes de água mineral ou dos demais mananciais que abastecem a população, administradas pela prefeitura.

Mais de 300 pessoas já foram atendidas no pronto-socorro com sintomas de vômito, enjôo, indisposição e diarréia.

logo-assinecopa2014.jpg

Água da Copa 2014 - Propaganda da prefeitura fica prejudicada pelo noticiário em escala nacional do surto em Cambuquira


Os primeiros casos foram registrados no final da semana passada. Os agentes da saúde visitaram os pacientes e coletaram amostras da água no Parque das Águas Minerais, nas nascentes e no poço artesiano que abastece o município. As amostras serão analisadas pela fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte e o resultado deve sair em duas semanas.

A farmácia da Secretaria de Saúde reforçou o estoque de hipoclorito de sódio que será distribuído à população para desinfecção da água.

Mesmo com a suspeita de contaminação da água, as fontes do Parque das Águas não foram interditadas.

Artigos anteriores relacionados:

>>> Água Cambuquira pode estar contaminada (07/04/2009)

>>> Risco de contaminação perdura há 20 anos (11/04/2009)

NR: Não estão computadas na notícia as dezenas ou centenas de vítimas que passaram por Cambuquira no feriadão e já voltaram para suas cidades; só numa mesma família de São Paulo são 11 casos relatados.


%d blogueiros gostam disto: